sexta-feira, 26 de junho de 2009

Compostagem

COMPOSTAGEM




Nome: Berenice e Daniele






Compostagem


Em ecossistemas naturais como florestas, por exemplo, notamos no chão uma camada contínua de folhas que caíram das árvores. Essas folhas passam a se decompor por ação de microrganismos (fungos e bactérias) que transformam esse material orgânico em uma massa escurecida chamada húmus. Esse húmus é bastante benéfico ao solo já que aumenta a capacidade do mesmo de reter nutrientes e água entre muitos outros benefícios.
Entendendo esse processo que ocorre naturalmente assim como as condições em que a decomposição da matéria orgânica ocorre, o homem criou o processo chamado de compostagem.
Compostagem é o processo de decomposição da matéria orgânica oriunda de cidades como, por exemplo, restos de alimentos. Assim como ocorre em sistemas ecológicos naturais, a compostagem é realizada por microrganismos em condições aeróbias, isto é, com oxigênio. Desse modo, lixo orgânico pode ser transformado em adubo orgânico (húmus).
A compostagem consiste em um destino sustentável para resíduos orgânicos (ou resíduos com elementos de interesse agronômico), pois além de eliminar microrganismos patogênicos e fitopatogênicos (causam doenças as plantas) presentes nesses resíduos, a destinação para compostagem reduz a ocupação de espaços em aterros, a emissão de gás metano para a atmosfera, a poluição de corpos hídricos por chorume e a exploração de recursos naturais (minerais) para produção de fertilizantes. Assim, a compostagem é uma prática sadia de transformação de resíduos orgânicos em adubos orgânicos e deveria ser empregada largamente para buscarmos um futuro sustentável.
compostagem é um processo de preparo de fertilizante natural, o húmus, a partir de resíduos orgânicos – esterco do gado, palhas etc. O composto orgânico resultante pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem riscos ao ambiente. Todo o processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, realizadas por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono. O emprego de composto orgânico em uma propriedade é uma forma de reduzir o uso de insumos industrializados, priorizando os recursos naturais.


O uso do composto orgânico estimula o desenvolvimento das raízes das plantas, que se tornam mais capazes de absorver água e nutrientes do solo; aumenta a capacidade de infiltração e retenção de água, reduzindo a erosão; contribui para diminuição da acidez do solo; melhora a estrutura do solo e sua capacidade de retenção e fornecimento de nutrientes de forma gradativa, favorecendo a reprodução de microorganismos benéficos às culturas agrícolas.


. PREPARO DO COMPOSTO


Construção da pilha


O material vindo da usina (bagaço) e dos estábulos ou granjas, deverá ser empilhado um sobre o outro em camadas na forma de um sanduíche, nas seguintes proporções: quatro volumes de bagaço para 1 volume de esterco animal.
Faz-se a primeira camada sobre o piso com 40cm de bagaço de cana. A seguir adiciona-se sobre o bagaço, uma camada de 10cm de esterco. Novamente adiciona-se 40 cm de bagaço, e assim por diante, até atingir a altura de 1,50m.
Acima dessa pilha, para acelerar a compostagem e enriquecer o adubo orgânico, deve-se aplicar uma camada de 2 a 3 cm de fosfato natural em pó ou superfosfato simples em pó.
A largura da pilha não deverá ser superior a 3 metros. . Sua lavoura mais segura e com melhor rendimento! COM A COMPOSTAGEMO emprego de microorganismos para o controle de fitopatógenos vem sendo utilizados nos Estados Unidos desde a década de 80. Seu uso através de produtos biológicos cuidadosamente formulados com tecnologia avançada proporciona, segundo estudos e testes realizados no mundo inteiro, um controle efetivo contra doenças como o nematóide de cisto da soja entre outras. Estes microorganismos se encontram vivos e inertes na formulação e passam a proteger, quando ativados com água ou umidade elevada no solo, as sementes e as raízes e estimular o desenvolvimento das plantas. Agindo como um inoculante, traz inúmeras vantagens inclusive auxiliando na redução do emprego de fungicidas. Nosso produto Enzilimp AG se apresenta em forma de pó (farelo de cereais) e é de fácil aplicação, misturado juntamente com a semente na caixa da plantadeira. Não sendo tóxico nem corrosivo Enzilimp não exige cuidados especiais e não traz riscos a saúde. É um produto totalmente biológico e natural que além de promover a recuperação do solo e meio ambiente, reduz os riscos de pragas e doenças e promove melhor rendimento nas lavouras. compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto.



VANTAGENS:


"Fazer Compostagem em casa poupa transporte e custos de deposição de resíduos que de outra forma não teriam o destino final adequado."- O composto melhora a estrutura do solo, e actua como adubo.- O composto tem fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar organismos causadores de doença, no solo e nas plantas.- Sustentabilidade do uso e melhoramento da fertilidade do solo.- Retenção de água nos solos.- Redução no uso de herbicidas e pesticidas.- Redução da contaminação e poluição atmosférica.- Envolvimento dos cidadãos para ajudar a mudar estilos de vida.


COMO É QUE O COMPOSTO BENEFICIA O SOLO?


Ajuda a reter O composto adiciona matéria orgânica ao solo. a água nos solos arenosos e dá porosidade aos solos argilosos.Introduz no solo organismos benéficos, como bactérias e fungos, que têm a capacidade de passar os nutrientes da parte mineral do solo para as plantas.COMO


POSSO UTILIZAR O COMPOSTO?


O composto maturado é usado para relvados, vasos, canteiros, floreiras e caldeiras das árvores. Uma mistura de 1/3 de composto, 1/3 de areia e 1/3 de terra é um rico adubo para plantas novas, floreiras e plantas de interior. Para projectos de arquitetura paisagística, uma mistura de 60% de composto com 40% de terra é ideal para relvados, canteiros, árvores e arbustos novos.Fazer compostagem caseira é muito fácil, e qualquer pessoa pode fazer, só precisa de um pouco de espaço.Veja como em Faça você mesmo.


NA QUINTA, O COMPOSTO:


- Aplicado nas plantações adiciona matéria orgânica, melhora a estrutura do solo, reduz a necessidade de fertilizantes e o potencial de erosão do solo;- Pode ser armazenado por longos períodos de tempo,sem odores nem moscas;- Pode ser usado em qualquer altura do ano;- Elimina ou reduz os problemas de deposição de estrumes, reduzindo as escorrências e contaminação de poços por nitratos;- Também pode ser usado como cama de gado;O seu uso reduz o aparecimento de doenças nas plantas.



AS 5 REGRAS DE OURO!



1 - ESCOLHA DO LOCAL > sombra no verão e sol no inverno




2 - PREPARAR O FUNDO > boa drenagem




3 - MISTURA DE MATERIAIS > Verdes e castanhos




4 - AREJAMENTO > revirar quando compactado




5 - HUMIDADE > Regar se necessárioComo funciona a compostagem?


A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.



O que é uma composteira?


É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim. Para saber como funciona uma composteira clique no link ao lado!


Qual a vantagem deste processo?


dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.


Compostagem


Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).

Fatores que interferem na compostagem


Os principais fatores que governam o processo de compostagem são:
a) Microrganismos: A conversão da matéria orgânica bruta ao estado de matéria humificada é um processo microbiológico operado por bactérias, fungos e actinomicetes. Durante a compostagem há uma sucessão de predominâncias entre as espécies envolvidas.
b) Umidade: A presença de água é fundamental para o bom desenvolvimento do processo. Entretanto, a escassez ou o excesso de água pode acelerar a compostagem.
c) Aeração: A compostagem conduzida em ambiente aeróbio, além de mais rápida, não produz odores putrefatos nem proliferação de moscas.
d) Temperatura: O metabolismo exotérmico dos microrganismos, durante a fermentação aeróbia, produz um rápido aquecimento da massa. Cada grupo é especializado e desenvolve-se numa faixa de temperatura ótima. Promover condições para o estabelecimento da temperatura ótima para os microrganismos é fundamental.
e) Relação Carbono / Nitrogênio (C/N): Os microrganismos absorvem os elementos carbono e nitrogênio numa proporção ideal. O carbono é a fonte de energia para que o nitrogênio seja assimilado na estrutura.
f) Preparo prévio da matéria-prima: A granulometria é muito importante uma vez que interfere diretamente na aeração da massa original. Partículas maiores promovem melhor aeração, mas o tamanho excessivo apresenta menor exposição à decomposição e o processo será mais demorado.
g) Dimensões e formas das pilhas: Quanto ao comprimento, este pode variar em função da quantidade de materiais, do tamanho do pátio e do método de aeração. Já a altura da pilha depende da largura da base. Pilhas muito altas submetem as camadas inferiores aos efeitos da compactação. Pilhas baixas perdem calor mais facilmente ou nem se aquecem o suficiente para destruir os patogênicos. O ideal é que as pilhas apresentem seção triangular, com inclinação em torno de 40 a 60 graus, com largura entre 2,5 e 3,5 metros e altura entre 1,5 e 1,8 metros.



Sistemas de compostagem

A agricultura sustentável prossegue três objetivos principais: a conservação do meio ambiente, unidades agrícolas lucrativas, e a criação de comunidades agrícolas prósperas. Estes objetivos têm sido definidos de acordo com diversas filosofias, práticas e políticas, tanto sob o ponto de vista do agricultor como do consumidor.
Refere-se, portanto, à capacidade que uma determinada unidade agrícola (ou, numa perspectiva global, o próprio planeta) tem de continuar a produzir, numa sucessão sem fim, com um mínimo de aquisições do exterior. As plantas cultivadas dependem dos
sais minerais presentes no solo, na água, no ar e na luz do sol como recursos para produzir o seu próprio alimento, através da fotossíntese. Esse alimento (o amido, e não só) é também a base da alimentação humana. Quando é feita a colheita, o agricultor está a recolher aquilo que foi permitido à planta produzir com os recursos que tinha à sua disposição. Recursos esses que têm de ser repostos para que o ciclo de produção continue. Caso contrário, existe a sua exaustão e a terra torna-se estéril. Ainda que a luz do sol, o ar e a chuva estejam, praticamente, disponíveis na maior parte das localizações geográficas do planeta, os nutrientes presentes no solo são facilmente exauríveis. Resíduos das plantas cultivadas, o azoto fixado por bactérias que vivem em simbiose na raiz de algumas leguminosas, ou o estrume dos animais criados nas unidades agrícolas consideradas são alguns dos meios possíveis para repor os sais minerais necessários ao desenvolvimento de novas colheitas. O próprio trabalho agrícola, executado pelo ser humano, de forma autónoma ou com a ajuda da tração animal deve ser contabilizado nesta perspectiva de "reciclagem" energética, já que se pode supor que estes se podem alimentar exclusivamente do que é produzido na unidade agrícola. A aquisição de produtos ou serviços exteriores à unidade agrícola, como fertilizantes para as plantas ou combustível fóssil para máquinas reduz a sustentabilidade, já que torna a comunidade dependente de recursos não-renováveis e pode incorrer em externalidade negativa. Quanto maior for a autonomia da unidade agrícola, ao não necessitar de aquisições exteriores no sentido de manter os mesmos níveis de produção, maior será o nível de sustentabilidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário